Como manter uma alimentação saudável na praia?

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Com o verão se aproximando, inicia-se a contagem regressiva para aquela maravilhosa temporada no litoral. E não é para menos! Afinal, mar é sinônimo de diversão para crianças e adultos, além de garantir o merecido descanso e relaxamento depois de um ano de muito trabalho.

No entanto, para algumas famílias, surge uma preocupação: com tanta oferta de guloseimas, como manter uma alimentação saudável na praia?

Essa também é sua preocupação? Então confira nossas dicas de como garantir a diversão sem ter que deixar sua saúde de lado!

Aposte nas frutas

O primeiro ponto a destacar é que o cardápio da praia não deve ser trabalhoso. A maioria das pessoas não quer ficar cozinhando e limpando durante a viagem de férias, certo?

Então, por que não apostar nas frutas? Elas são práticas, é possível levá-las já lavadas dentro de um cooler, e assim estarão prontas para o consumo.

Além disso, as frutas possuem características importantíssimas para quem quer realmente curtir o calor do litoral: são compostas por muito líquido e, por serem doces, fornecem bastante energia.

Mas suas crianças não gostam de fruta? Pois essa pode ser a hora perfeita para introduzir esses sabores de uma forma disfarçada e muito saudável. Basta preparar picolés de frutas! O preparo é muito fácil: é só bater um suco delicioso no liquidificador e congelar em forminhas. Quem sabe elas até se animam a comer aquelas frutas depois das férias?

Não enxergue o sanduíche como vilão

Sim, por muitos eles são considerados vilões, mas essa é uma fama totalmente injusta, pois os sanduíches podem garantir todos os nutrientes necessários para uma refeição completa!

Afinal, reúnem proteínas (queijo, frios em geral, carne, frango desfiado) com vegetais (alface, tomate, rúcula) e carboidratos (pão). Se o pão for integral, então, fica perfeito!

Opte por snacks industrializados

É outra opção que pode deixar as pessoas desconfiadas, mas pense nas vantagens: eles vêm perfeitamente embalados, o que ajuda na higiene e, além disso, não precisam de refrigeração.

Para facilitar, atualmente, o mercado oferece muitas opções de snacks saudáveis, sim! Eles podem ser biscoitos de polvilho, chips assados de cenoura ou batata-doce, porções de frutas secas, entre outras tantas possibilidades.

Não se esqueça da hidratação

E em pleno calorzão, não dá para esquecer que hidratar o corpo é essencial. Leve muita água ― natural e de coco ― e sucos naturais. Se possível, evite refrigerantes e bebidas alcoólicas.

Seja criterioso na hora de escolher o que comer

Para alguns, praia é sinônimo de alguns alimentos típicos, como peixes, frutos do mar, queijo coalho. Lógico que tirar férias sem se permitir nenhum desses deslizes é meio frustrante, mas procure evitar, pelo menos, aqueles fritos ou mais gordurosos.

Outro ponto importantíssimo a considerar é referente às condições de higiene. Está comprando de um quiosque onde consegue ver a condições de higiene em que os alimentos estão sendo preparados? Essa é uma opção melhor.

Também é fundamental observar se os alimentos estão sendo conservados de forma adequada. Em pleno calor, é muito fácil que um alimento se estrague. Fique atento a essa questão. Afinal, ninguém quer passar o resto das férias com a família sofrendo com uma intoxicação alimentar, não é mesmo?

E então, gostou das nossas dicas? O que você costuma fazer para garantir que sua família tenha uma alimentação saudável na praia? Compartilhe as suas dúvidas e sugestões conosco nos comentários!

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