Praia do Forte Bahia: Conheça seus encantos

Tempo de leitura: 5 minutos

Saiba por que essa praia recebe um número tão grande de visitantes – provavelmente, você será um dos próximos!

A Bahia é um estado com paisagens paradisíacas, e quem a visita uma vez tem muita vontade de voltar e curtir mais alguns dias. Entre tantos destinos fascinantes, a Praia do Forte Bahia é daqueles que fazem a visita valer a pena.

Ela traz opções magníficas para quem é apaixonado pelas mais belas praias, além de opções capazes de agradar as pessoas que querem estar em contato direto com a natureza e outros passeios ideais para os fascinados em história.

Quer saber mais sobre esse destino com potencial de agradar à família e aos amigos? Então continue lendo e veja porque a Praia do Forte tem tudo para estar no seu próximo roteiro de viagem!

Onde fica a Praia do Forte Bahia?

Mar da Praia do Forte

Na cidade de Mata de São João, litoral Norte da Bahia, distante 17 km da Praia de Guarajuba e 25 km da Praia de Jacuípe. Sua localização privilegiada, inclusive, é um grande atrativo para os turistas.

Para quem sai do Aeroporto Internacional de Salvador – Deputado Luís Eduardo Magalhães, é preciso percorrer a rodovia BA-099 por 59 km, em um trajeto que leva pouco mais de uma hora.

Além de o local ser incrivelmente belo, o fato de abrigar outras lindas praias bem próximas faz com que a Praia do Forte seja um destino e tanto para quem deseja fazer uma excelente viagem.

O que fazer na Praia do Forte na Bahia?

Opções não faltam. Acredite: quem está nessa praia, que é um antigo vilarejo de pescadores, não terá vontade de ir embora, dado o grande número de atrativos, cada um mais interessante e cativante que o outro. As principais alternativas são as seguintes:

Visitar a Praia do Forte

A primeira opção não poderia ser outra. Assim como a Praia de Itacimirim encanta todos os seus visitantes, o mesmo se aplica à do Forte, que certamente estará entre as preferidas de todas as suas viagens.

A paisagem se inicia com os belos coqueiros, que tornam tudo mais bucólico e ajudam a passar uma sensação de privacidade e tranquilidade que é impagável. A faixa de areia, macia e clara, é ótima para caminhar e passear.

O encanto aumenta ao chegar na água, que é translúcida e bem limpinha, perfeita para quem gosta de nadar e mergulhar. Os recifes que existem na água deixam a paisagem ainda mais incrível.

Uma das regiões é conhecida como Praia de Papa Gente e consegue intensificar o sentimento de beleza e tranquilidade, já que abriga uma das melhores piscinas naturais da Bahia quando a maré está baixa, com duas opções de profundidade à sua escolha: 3 e 6 metros.

Portanto, fica a dica: quando visitar a Praia do Forte Bahia, uma das primeiras coisas a se fazer é visitar a praia e tomar um delicioso banho de mar. Essa é uma das melhores maneiras de começar o seu passeio.

Ir ao projeto Tamar

Projeto Tamar na Praia do Forte

Outro dos grandes motivos que leva visitantes do Brasil e de todo o mundo para cá é o projeto Tamar na Praia do Forte, um lugar onde você estará em contato com a vida marinha em sua essência.

O projeto, cujo nome foi derivado de tartaruga marinha, tem como objetivo justamente conservar a fauna marinha do Brasil, com destaque para as tartarugas: no local, é possível conhecer 4 das 5 espécies existentes no país.

É possível ver tartarugas em diferentes estágios de suas vidas, já que esses répteis podem viver por até 80 anos. Além disso, o local também conta com salas de multimídia, vídeos, cinema, loja e restaurante, entre outros atrativos.

Conhecer o Castelo Garcia D’Ávila

Castelo Garcia D'Ávila Praia do Forte

As viagens costumam ser regadas de lazer e entretenimento, mas a Praia do Forte na Bahia permite inserir um assunto mais histórico e cultural: a visita ao Castelo Garcia D’Ávila.

O primeiro ponto que chama a atenção é justamente o fato de ser um castelo, tipo de construção que não é tão comum. Porém, ele ainda vai além: trata-se do único castelo de estilo medieval da América Latina!

Construído entre 1551 e 1624 a mando de Garcia D’Ávila, tesoureiro da casa real do primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa, a edificação remonta ao estilo adotado na Europa e faz com que ela seja bem diferente do que estamos acostumados.

Na época de sua ocupação, houve acusações de que o Castelo Garcia D’Ávila, originalmente construído para moradia, era um local onde ocorria a tortura de escravos e eram feitos atos que iam contra a fé católica. Isso agregou ainda mais valor histórico ao local.

Hoje, o castelo está em ruínas, mas ainda é possível visitá-lo e experimentar a sensação de estar em um lugar tão icônico para a história brasileira. Também há uma capela no local, a qual ainda está bem conservada, já que foi usada depois do abandono do castelo, em 1835.

Curtir as praias da região

As outras praias do litoral Norte da Bahia também são muito bonitas e merecem um lugar de destaque na sua viagem, ainda mais por já estar próximo à região. Partindo da Praia do Forte Bahia, você pode conhecer as seguintes, com suas respectivas distâncias:

  • Itacimirim (13 km);
  • Guarajuba (17 km);
  • Imbassaí (17 km);
  • Barra do Jacuípe (25 km);
  • Arembepe (34 km);
  • Costa do Sauípe (35 km);
  • Massarandupió (48 km).

Todas essas praias são encantadoras, cada uma com os seus atrativos, e podem deixar sua viagem ainda mais variada e completa.

Conheça a Praia do Forte Bahia e não se arrependa!

Praia do Forte na Bahia

Quem já visitou essa praia sabe o quão linda ela é, e quem ainda não o fez tem à sua disposição uma grande oportunidade, de conhecer um dos destinos mais encantadores em que você já esteve.

Por isso, na sua próxima viagem, escolha a Praia do Forte Bahia e vivencie uma experiência incrível em todos os seus aspectos, da beleza ao contato com a história e a natureza. Assim, você poderá comprovar o quão maravilhoso é esse destino!

Sobre carolperes

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *