Praias do litoral Norte da Bahia: confira o top 10

Tempo de leitura: 9 minutos

Conheça as 10 praias mais encantadoras do litoral Norte baiano e monte seu roteiro de viagem!

Que as praias do litoral Norte da Bahia são lindas nós sabemos, já que são paisagens de tirar o queixo, capazes de agradar até mesmo quem conhece destinos ao redor de todo o mundo, mas quase sempre surge uma dificuldade na hora de escolher as melhores.

Com tantas opções, é difícil fazer uma lista e não deixar nenhuma de fora durante a sua viagem. Pensando nisso, nós elaboramos a lista das praias mais lindas que você encontrará no litoral Norte da Bahia, o que facilitará muito o seu roteiro.

Dessa forma, será possível responder, na ponta da língua, quais são os motivos para você preferir viajar para praia do que para qualquer outro lugar, principalmente para as praias baianas do litoral norte!

Top 10 praias do litoral norte da Bahia

Ao seguir a essas sugestões, você não apenas conhecerá belas praias do litoral Norte da Bahia, mas também algumas das mais lindas que já viu em toda a sua vida!

1 – Praia de Guarajuba

Para abrir a lista, trazemos a Praia de Guarajuba, que é uma das mais belas e visitadas do litoral Norte. Localizada na cidade de Camaçari, ela tem águas claras e limpas e uma areia bem branquinha, o que a torna um belo sinônimo de beleza e tranquilidade.

Historicamente, o local era uma vila de pescadores, dos quais alguns ainda habitam na região. Hoje em dia, pessoas de todo o Brasil e de outros países se deslocam até o litoral Norte da Bahia para conhecê-la.

Com uma infraestrutura de primeira, desde a hospedagem até a alimentação, o destino é perfeito para quem procura uma praia linda e pacífica. Ao conhecer as curiosidades sobre a Praia de Guarajuba, o desejo da visita será ainda maior!

2 – Praia de Imbassaí

A Praia de Imbassaí é conhecida por abrir a Linha Verde, estrada responsável por conectar o estado baiano ao Sergipe. O destino é a pedida ideal para quem procura por um lugar tranquilo e sereno para passar alguns dias e descansar o corpo e a mente.

Os coqueiros rodeiam a praia, o que cria um visual bucólico e totalmente conectado com a natureza. Localizada a 10 km da Praia do Forte, os visitantes ainda podem curtir grandes dunas e um rio de água doce para tomar um banho e relaxar.

Quem deseja aliar o calor e a areia das praias à tranquilidade de um rio refrescante encontra em Imbassaí uma das melhores praias do litoral Norte da Bahia.

3 – Praia de Baixio

De nome bem peculiar, a Praia de Baixio, localizada no km 121 da linha verde, é extremamente conservada: quando se olha para ela, parece que nunca foi tocada ou mesmo descoberta, tamanho é o nível da organização do local.

O caminho de chegada a essa praia já é um convite para a beleza, com casas de estilo do século passado e coqueiros de ambos os lados da via. Ao chegar à vila, a simplicidade toma conta, junto de um sentimento de tranquilidade incomparável.

Além da praia maravilhosa e conservada, o local também abriga a Lagoa Azul, com águas cristalinas envoltas por dunas de areia. Depois de conhecer essas paisagens, fica evidente porque Baixio é uma das praias do litoral Norte da Bahia que mais valem a pena ser visitadas.

4 – Praia do Forte

Praia do Forte Bahia

A Praia do Forte é mais um daqueles destinos que possui uma praia incrível e que ainda traz outras opções além disso, perfeito para quem procura por uma viagem versátil e com atrações para todos os gostos.

Essa praia fica na cidade de Mata de São João e é um belo abrigo para a flora e a fauna. Tanto isso é verdade que existe o projeto Tamar na Praia do Forte, com o objetivo de preservar a vida marinha do Brasil.

Para quem prefere um passeio com raízes históricas, o Castelo Garcia D’Ávila é a opção perfeita. Além de ser o único castelo de estilo medieval da América Latina, ele foi usado pelo primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa. A Igreja São Francisco de Assis, quase pé na areia, também merece uma visita e boas fotos.

5 – Praia de Massarandupió

De nome diferente, essa é outra das mais belas praias do litoral Norte da Bahia. A areia é um pouco dura e o mar não é tão claro, mas ela traz dunas maravilhosas ao cenário e lagoas que complementam o visual.

Distante 35 km da Praia do Forte, Massarandupió tem uma peculiaridade: o fato de ser a única praia baiana onde o naturismo é permitido e uma das 8 presentes em território nacional.

Uma região da praia é separada para o nudismo, em seu lado direito, e ela conta com controle de acesso de visitantes, de modo a proporcionar uma experiência mais segura. É permitida a entrada de casais ou de mulheres, enquanto homens sozinhos não podem entrar.

6 – Praia de Arembepe

Praia de Arembepe Bahia

A Praia de Arembepe é uma das mais conhecidas praias do litoral Norte da Bahia e do estado como um todo. Não é para todos a menos, já que a faixa de areia é dourada e o mar é azulado, assim como se vê em quadros e pinturas.

O mar de Arembepe é um pouco agitado, mas os recifes que o rodeiam ajudam a deixar a água tranquila, inclusive com a presença de piscinas naturais, que rendem tanto boas fotos quanto uma experiência inesquecível.

A infraestrutura da Praia de Arembepe é muito boa, já que a região é muito procurada pelos visitantes. Portanto, lá é possível encontrar hospedagens para todos os gostos, bem como restaurantes e bares para matar a fome e a sede depois de nadar e andar pela areia.

7 – Praia de Itacimirim

Natureza conservada, piscinas naturais, costa extensa e confortável e água azulzinha. Esses são alguns dos atributos da Praia de Itacimirim, destino ideal para quem quer conhecer as melhores praias do litoral Norte da Bahia.

Ela fica a 74 km de Salvador, a 13 km da Praia de Guarajuba e a 16 km da Praia do Forte, ou seja, a localização é privilegiada e facilita ainda mais o seu roteiro de viagem, já que tudo o que procura está bem perto.

O sossego e a tranquilidade são marcas registradas de Itacimirim, até mesmo durante as temporadas e finais de semana. Portanto, o destino é super recomendado para quem quer relaxar com a brisa do mar e o calor da areia.

8 – Praia Costa do Sauípe

Costa do Sauípe Bahia

Mais uma praia localizada no município de Mata de São João, a Costa do Sauípe fica próxima à Estrada do Coco e à Linha Verde e abriga tesouros naturais simplesmente encantadores, como os coqueiros que aparecem ao redor das praias e compõem um visual maravilhoso.

Um dos pontos que tornam essa uma das melhores opções do litoral Norte da Bahia é o fato de abrigar três diferentes opções: a Praia Selvagem, com uma faixa de areia bem extensa e mar agitado; a Praia da Oca, recanto perfeito para a prática do surfe e a Praia Tranquila, cujas piscinas naturais explicam o seu nome.

Os espaços de lazer dos resorts da região também chamam a atenção: você pode aprender esportes náuticos, fazer aulas de circo, jogar tênis, vôlei e futebol ou ficar em um spa relaxante, ou seja, há opções para, literalmente, todos os gostos.

9 – Praia das Poças

Aqui está outra das praias do litoral Norte da Bahia que se mostra como uma boa opção para quem gosta de sossego e tranquilidade. Sua beleza faz parecer que ela ainda nem foi descoberta, o que proporciona um contato direto com a natureza.

Em contrapartida, o mar costuma ser bastante agitado, o que demanda muita atenção por parte de quem quiser se aventurar. Algumas regiões do mar também apresentam pedras, o que pede cuidado redobrado durante os banhos e mergulhos.

Algumas piscinas naturais se formam quando a maré está mais tranquila na Praia das Poças, ocasiões em que é possível avistar vários peixinhos nadando. A presença de nativos na praia também é constante e traz um toque bem característico.

10 – Praia da Barra do Jacuípe

Para fechar a lista, aparece a Praia da Barra do Jacuípe, que traz coqueiros, recifes, dunas e um belo mar. Porém, o maior destaque é o encontro do Rio Jacuípe com o mar, o que dá uma sensação visual maravilhosa e também uma bela experiência para quem gosta de nadar.

Ela é considerada como uma das praias do litoral Norte da Bahia que pode ser frequentada tanto por quem gosta de agitação quanto por pessoas que preferem a tranquilidade: o primeiro grupo deve ficar próximo ao encontro das águas, enquanto o segundo pode percorrer a costa e se afastar um pouco do local.

A praia é muito segura, limpa e conservada, o que ajuda a explicar o motivo pelo qual é tão procurada pelos banhistas. Quem a visitar certamente não vai se arrepender do peculiar encontro das águas e dos demais atrativos da Barra do Jacuípe.

Conheça as praias do litoral Norte da Bahia e se apaixone!

Todas essas opções podem ser consideradas entre as praias mais bonitas da Bahia, já que trazem conforto, segurança e a beleza das paisagens nordestinas, conhecida e aclamada em todo o Brasil e também em outros países.

Além disso, opções de imóveis no litoral Norte da Bahia não faltam para hospedagem, com tamanhos, preços e características para todos os gostos.

Agora que você já sabe quais são as melhores praias do litoral Norte da Bahia, prepare o roteiro da sua próxima viagem e conheça todas elas. É bem provável que o encanto seja tanto que você queira voltar outras vezes e visitar cada uma delas novamente!

Sobre carolperes

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.