Praia da Barra do Jacuípe: presencie o encontro do rio com o mar!

Tempo de leitura: 5 minutos

Conheça essa praia maravilhosa e vivencie uma das experiências mais lindas da sua vida!

Quem já nadou em água doce e em água salgada sabe que existem algumas diferenças, como a facilidade em nadar e boiar e até mesmo a cor da água. Se você gostaria de experimentar as duas ao mesmo tempo, a Praia da Barra do Jacuípe é o lugar ideal!

Entre vários atrativos que essa praia oferece, o ponto de maior destaque é o fato de a água do rio se encontrar com a do mar, o que cria uma paisagem simplesmente fantástica, além de uma oportunidade rara e vista em poucos lugares no Brasil e no mundo.

Aprenda mais sobre essa bela praia, o fascínio proporcionado pelo encontro das águas e as outras atividades que você também pode fazer quando estiver ali!

Onde fica a Praia da Barra do Jacuípe?

Ela se encontra no município de Camaçari, litoral Norte da Bahia, a 63 km de distância de Salvador, próximo a outras belas praias, como Guarajuba, Arembepe, Jauá, Pojuca e a Praia do Forte.

Ela é uma das praias mais bonitas da Bahia e que recebe um número maior de visitantes a cada ano que passa, atraídos por sua areia branca, água límpida e o inesquecível encontro do rio com o mar.

Outro belo complemento à paisagem é uma ilha deserta que pode ser avistada da faixa de areia, que recebe a água dos rios Jacuípe e Capivara, além da água do mar.

As origens da Praia da Barra do Jacuípe são bem curiosas. Ela foi descoberta na década de 1970, ou seja, há não muito tempo, por turistas que estavam pela região e se depararam com um lugar simplesmente encantador.

Até a época, ela ainda era uma vila de pescadores, assim como se vê nas curiosidades sobre a Praia de Guarajuba. Então, depois dessa descoberta, a procura dos turistas passou a aumentar consideravelmente.

Mesmo depois de 48 anos, a beleza da praia ainda se mantém muito bem conservada. A região costuma ficar mais cheia durante os finais de semana, feriados e temporadas, graças aos visitantes que vêm desfrutar de sua beleza.

Como é o encontro do rio com o mar?

Encontro das Águas Jacuípe

Fantástico! O maior destaque da Praia da Barra de Jacuípe não poderia ser diferente. Afinal de contas, não é sempre que se vê uma paisagem tão fantástica quanto a união das águas do rio com o mar.

O Rio Jacuípe compõe a bacia do Paraguaçu. Sua nascente está no município de Morro do Chapéu e as águas seguem seu fluxo pela Chapada Diamantina, que banha uma série de municípios na região semiárida da Bahia.

Chapada Diamantina

A água passa pelo Rio Paraguaçu e segue seu caminho para as cidades de Governador Mangabeira, São Félix e Maragojipe, entre outras, até afluir à Baía de Todos os Santos e, finalmente, chegar na Praia da Barra do Jacuípe.

Ali, as águas se encontram com o encantador e amado mar da Bahia, que pode oferecer um visual ainda mais encantador à praia, rodeada de coqueiros e com um sentimento de paz e tranquilidade emanado pelas águas.

O que fazer na Praia da Barra do Jacuípe?

Assim como há muito o que fazer em Guarajuba, que fica bem próxima da região, a Praia da Barra do Jacuípe também tem muitas opções de lazer, diversão e tranquilidade, além de uma bela infraestrutura. Algumas das melhores sugestões são as seguintes:

  • Nadar: os amantes da natação encontram na região uma oportunidade única, de estar em contato com a água doce, mais cristalina e quente, com a já conhecida água do mar. No horário da maré baixa, as águas ficam ideais para toda a família, mas é importante tomar cuidado quando a maré sobe.
  • Praticar esportes: os esportes radicais na praia estão entre os preferidos dos amantes da adrenalina, e a Praia da Barra do Jacuípe traz essa oportunidade, principalmente quando as águas estão mais agitadas. Assim, você pode mergulhar, surfar e praticar kitesurf, entre outras opções.
  • Relaxar: a região do encontro do rio com o mar costuma ser mais cheia, já que esse é um atrativo e tanto, mas quem procura por tranquilidade pode seguir na faixa de areia da praia, onde o número de banhistas diminui gradativamente. Assim, é possível deitar na areia e recarregar suas baterias da melhor maneira possível.
  • Comer e beber: nada melhor para ter uma sensação genuína de praia do que se alimentar de pratos típicos e tomar bebidas geladas deliciosas para refrescar. A Praia da Barra do Jacuípe tem várias opções de quiosques, que servem desde os pratos típicos até as bebidas da Bahia. Alguns, inclusive, oferecem almoços completos, o que torna a infraestrutura bem completa.

Visite a Praia da Barra do Jacuípe e conheça um lugar paradisíaco!

Praia Paradisíaca Barra do Jacuípe

As maravilhas de Jacuípe ajudam a explicar o aumento na procura da região, que é cada vez maior, tanto por turistas brasileiros quanto por estrangeiros, que desejam aproveitar algo que o Brasil tem de melhor: as praias.

A região também conta com vários outros pontos de interesse bem pertinho, o que ajuda a tornar sua viagem diversificada e a aumentar a lista de lugares mais lindos que já visitou.

Quanto à hospedagem, opções também não faltam. A Aldeia de Jacuípe é um condomínio fechado que fica no Km 36 da Estrada do Coco e tem mais de 265 casas, todas lindas e com uma infraestrutura completa, perfeitas para relaxar e descansar na sua viagem.

Além disso, também é possível se hospedar em Guarajuba e nas regiões ao redor, todas bem próximas e de fácil acesso, de acordo com a quantidade de pessoas e as características do imóvel desejado.

Então, não perca mais tempo! Aproveite essa oportunidade para conhecer a Praia da Barra do Jacuípe e veja com seus próprios olhos o quão lindo e paradisíaco é esse destino!

Sobre carolperes

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *