07 receitas da culinária baiana para você se deliciar

Tempo de leitura: 5 minutos

Conheça 7 deliciosas receitas típicas da Bahia e prepare o paladar!

A Bahia é um estado repleto de coisas boas, desde o turismo até a personalidade de seus moradores, e é claro que não poderia ser diferente com a culinária baiana, que é uma das mais características e apreciadas de todo o Brasil.

Com aquele toque arretado de pimenta e tempero nas comidas salgadas e os sabores frescos e naturais dos doces e sobremesas, é quase impossível não se apaixonar pelos pratos e querer repetir.

Confira 7 dos mais deliciosos pratos da Bahia e veja porque os baianos têm tanto orgulho de sua culinária!

07 maravilhosas receitas da culinária baiana

Para sua refeição ser totalmente temática, confira as opções de bebidas da Bahia e deguste uma experiência gastronômica completa!

1 – Acarajé

Acarajé

A lista não poderia começar de outra forma! De origem africana, o acarajé é um dos pratos mais aclamados da culinária baiana e pode ser encontrado em todo o Brasil, desde restaurantes temáticos até barraquinhas nas ruas.

O amor pelo prato é tão grande que o Ofício da Baiana de Acarajé foi tombado como patrimônio imaterial no Livro dos Saberes, em 2004. Logo, esse é, literalmente, um dos pratos mais icônicos do Brasil.

Sua base é feita de uma massa frita de feijão fradinho, sal, cebola e azeite de dendê, além dos camarões para decorar, enquanto o vinagrete leva tomate, cebola e coentro picados e é temperado com sal, pimenta do reino e azeite. No recheio, aparece o delicioso vatapá.

Uma curiosidade: se você for comer acarajé em algum lugar e te perguntarem se prefere frio ou quente, cuidado com a resposta, já que essa não é a temperatura do prato, mas sim a quantidade de pimenta! Se não for muito afeito ao sabor picante, é melhor ficar no frio ou no morno.

2 – Vatapá

Vatapá

O recheio cremoso do acarajé, que também pode acompanhar outros pratos, merece uma posição entre as receitas mais conhecidas da culinária baiana.

Sua base leva pão francês, leite de coco, farinha de trigo, amendoim torrado e castanha de caju, temperados com alho, cebola, gengibre, sal, pimenta do reino, coentro moído, pimenta dedo de moça, molho de pimenta vermelha e azeite de dendê, além do camarão seco.

O resultado é um prato forte e marcante, que te fará lembrar da Bahia no momento em que sentir seu cheiro delicioso.

3 – Caruru

Caruru

O caruru é um prato que, além de fazer parte da culinária baiana, ele também é utilizado como uma comida ritual do candomblé.

Consiste em um cozido de carurus (origem africana) ou quiabos (origem brasileira) que também leva amendoim, camarão seco, limão, azeite de dendê e temperos, como pimentão, tomate, coentro, cebolinha, salsinha e cebola.

Costuma ser servido junto com acarajé ou abará, que é uma variante cozida do acarajé, além de proteínas, como carne, peixe, frango ou camarões secos.

4 – Moqueca

Moqueca

Esse prato, que pode ser servido nos restaurantes em Guarajuba, em São Paulo, no Rio de Janeiro e em várias outras regiões do Brasil, é um dos maiores destaques da culinária baiana.

A proteína utilizada geralmente é o peixe, como cação, namorado ou corvina, e pode também levar frutos do mar, como vôngole, camarão e lula. O caldo leva leite de coco, azeite de dendê, tomate e azeite de oliva extravirgem.

Os temperos têm a cara da Bahia: pimentão verde, cebola, alho, coentro, limão e sal. Inclusive, uma das curiosidades sobre a praia de Guarajuba é que a região conta com restaurantes que servem moquecas maravilhosas!

5 – Bobó de camarão

Bobó de Camarão

O camarão, um dos alimentos mais queridos da culinária baiana, aparece aqui envolvido em um molho cremoso e delicioso, digno de um almoço saboroso ou de um jantar especial.

O creme do bobó de camarão é feito com mandioca, leite de coco e molho de tomate, temperado com sal, azeite de oliva, suco de limão, pimenta do reino, louro, cheiro verde, pimentão, cebola, alho e azeite de dendê, além dos camarões frescos.

O bobó de camarão pode ser acompanhado de arroz, salada verde e batata palha, o que resultará em uma refeição deliciosa.

6 – Pudim de tapioca

Pudim de Tapioca

Nem só de salgados é feita a culinária baiana! O pudim de tapioca é um dos doces mais tradicionais e deliciosos, consumido também em vários lugares do Brasil.

Seu preparo é muito simples: basta usar tapioca granulada, açúcar, leite condensado, leite, coco ralado e uma pitadinha de sal para quebrar um pouco da doçura.

Para dar um toque especial, você pode acrescentar uma porção extra de leite condensado com coco na hora de comer. Assim, o sabor ficará ainda mais delicioso.

7 – Cocada

Cocada

Por fim, aparece a deliciosa cocada, um dos maiores símbolos da culinária baiana e que ganhou todo o Brasil, inclusive com receitas saborizadas, como maracujá, abacaxi, nozes, passas ao rum ou o tradicional coco queimado.

A receita pode variar, mas geralmente leva coco fresco, açúcar, água, leite condensado e glucose de milho, além dos demais sabores que se queira acrescentar.

Das feiras livres aos mercados e lanchonetes, esse doce se tornou um ícone não apenas da culinária da Bahia, mas sim de todo o país.

Experimente o que há de melhor da cozinha baiana!

Existem muitos mitos e verdades sobre viajar para o Nordeste, mas um dos maiores fatos é que a culinária da Bahia te deixará encantado. É por isso que existem tantos restaurantes de comidas típicas nordestinas e baianas por aí.

Deguste cada uma dessas delícias e conheça uma parte da culinária baiana. Se quiser sentir seu sabor genuíno, então programe uma viagem para Guarajuba e aproveite as refeições preparadas pelos próprios baianos, em uma experiência simplesmente incomparável!

Sobre carolperes

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *