05 super dicas para viajar em feriados prolongados e aproveitar ao máximo

Tempo de leitura: 6 minutos

Veja como planejar sua viagem e desfrutar melhor de cada minuto dos feriados mais longos

Os feriados prolongados são aguardados durante todo o ano, já que eles trazem alguns dias a mais para poder desligar da rotina, relaxar o corpo e a mente e recarregar as baterias para o restante do ano.

2018 trouxe um total de 8 feriadões, além de 2 pontos facultativos, que abrem ótimas oportunidades para viajar e aproveitar um período maior em um novo lugar. A maioria deles já passou, mas alguns ainda acontecerão no final do ano.

Vamos conferir quais são os feriadões de 2018 e 2019 e, além disso, aprender algumas dicas para poder curtir ainda mais durante as viagens prolongadas!

Feriados prolongados de 2018

Viajar em Feriado Prolongado

Ainda é possível aproveitar os feriados com emendas do final do ano. Confira a lista completa do ano de 2018:

  • 30 de dezembro de 2017 (sábado) a 1º de janeiro de 2018 (segunda): Confraternização Universal no dia 1º
  • 30 de março (sexta) a 1º de abril (domingo): Paixão de Cristo no dia 30
  • 28 de abril (sábado) a 1º de maio (terça): Dia Mundial do Trabalho no dia 1º
  • 7 de setembro (sexta) a 9 (domingo): Independência do Brasil no dia 7
  • 12 de outubro (sexta) a 14 (domingo): Nossa Senhora Aparecida no dia 12
  • 2 de novembro (sexta) a 4 (domingo): Finados no dia 2
  • 15 de novembro (quinta) a 18 (domingo): Proclamação da República no dia 15
  • 22 de dezembro (sábado) a 25 (terça): Natal no dia 25

Além disso, 2018 também tem 2 pontos facultativos, que são os seguintes:

  • 10 de fevereiro (sábado) a 14 (quarta): Carnaval é ponto facultativo no dia inteiro nos dias 12 e 13 (segunda e terça-feira) e até as 14h no dia 14 (quarta-feira)
  • 31 de maio (quinta) a 3 de junho (domingo): Corpus Christi no dia 31 (quinta)

Feriados prolongados de 2019

O número de feriadões de 2019 será um pouco menor, já que muitos dos feriados cairão no final de semana, mas é bom saber quais são eles para, assim, já planejar suas viagens!

  • 29 de dezembro de 2018 (sábado) a 1º de janeiro de 2019 (terça): Confraternização Universal no dia 1º
  • 15 de novembro (sexta) a 17 (domingo): Proclamação da República no dia 15

Além disso, também haverá 2 pontos facultativos que podem se transformar em um feriado prolongado, de acordo com a decisão de cada empresa. São eles:

  • 2 de março (sábado) a 6 (quarta): Carnaval é ponto facultativo no dia inteiro nos dias 4 e 5 (segunda e terça-feira) e até as 14h no dia 6 (quarta-feira)
  • 20 de junho (quinta) a 23 (domingo): Corpus Christi no dia 20

Dicas práticas para curtir os feriados prolongados em viagens

Com essas dicas simples, você conseguirá viajar nos feriadões e aproveitá-los da melhor maneira possível!

1 – Conheça novos destinos

Em uma emenda de feriado, o tempo para curtir na viagem é maior. Por isso, a melhor pedida é visitar um lugar para o qual você nunca foi, já que será possível visitar mais pontos turísticos e lugares de interesse.

Você pode, por exemplo, escolher algumas das praias mais bonitas da Bahia e fazer um roteiro entre elas, o que fica um pouco difícil quando os dias estão apertados e não há muito tempo para aproveitar.

É claro que visitar lugares que você, a família e os amigos já conhecem e gostam é muito bom, mas a melhor maneira de desfrutar de novos destinos é nos feriados prolongados.

2 – Planeje a viagem com antecedência

Assim como você já está de olho nas emendas de feriado, até nas que ocorrerão no ano seguinte, muita gente também está, já que são oportunidades perfeitas para viajar. Por isso, se anteceder no planejamento é fundamental.

Seja nas casas para alugar em Guarajuba ou em outros destinos do país, a procura é bem grande em um feriado prolongado. Logo, o ideal é entrar em contato com a imobiliária com alguns meses de antecedência e já deixar tudo certo.

Ao fazer isso, você terá mais imóveis à disposição para escolher, além de poder negociar melhor os valores. Quando o feriado está próximo, é normal que os preços aumentem devido à grande procura.

3 – Negocie o dia anterior ou o seguinte ao feriado para evitar o trânsito

Há vários mitos e verdades sobre viajar para o Nordeste, mas um grande fato é que as estradas tendem a ficar cheias nos feriados, assim como acontece com praticamente todos os roteiros turísticos do país.

Por isso, se você tiver um banco de horas no trabalho ou algum outro motivo que te permita solicitar uma folga, uma boa data para aproveitá-la é um dia antes ou um dia depois dos feriados prolongados, quando as estradas estão mais vazias.

Quem já pegou rodovias em dia de emenda de feriado sabe que elas são bem cheias, e o trajeto pode levar muito mais tempo do que o planejado, já que são muitos carros no mesmo lugar e não há outros caminhos a percorrer.

Se você puder evitar essa situação e viajar antes do primeiro dia ou depois do último, melhor. Além de evitar congestionamentos, dá para curtir mais um dia na região escolhida.

4 – Aproveite horários de menor movimento

Congestionamento no Feriado

Se não for possível seguir a dica anterior, o melhor a se fazer é procurar por horários em que as estradas costumam ser mais vazias, como no final da noite, de madrugada ou no comecinho da manhã.

Termine de arrumar as malas para as férias no Nordeste com pelo menos 1 dia de antecedência e aproveite os momentos em que as estradas estão mais vazias. Não se esqueça de parar de vez em quando no caminho para esticar as pernas, comer, se hidratar e descansar um pouco.

A melhor pedida para viagens de carro é ter pelo menos 2 motoristas que possam revezar a condução. Assim, enquanto um descansa, o outro leva o veículo, de modo que todos cheguem bem para curtir a viagem.

5 – Leve o máximo de compras que puder da sua casa

Quem entende sobre como planejar férias e economizar sabe que os preços dos produtos também aumentam nos feriados prolongados e temporadas, seja em restaurantes, supermercados, farmácias ou outros estabelecimentos comerciais.

Para conseguir economizar na viagem, tente levar o básico de sua casa, como itens de higiene pessoal, bebidas, petiscos e alimentos não-perecíveis. Deixe para comprar na cidade apenas o que for estritamente necessário, como misturas, que não podem ficar por muito tempo fora da geladeira.

Com essa decisão, é possível economizar uma boa grana, que pode ser investida em souvenirs e presentes daquela cidade ou mesmo guardada para a próxima viagem.

Aproveite ao máximo sua viagem prolongada!

Férias Prolongadas

Toda viagem é uma ocasião especial, mas as prolongadas se destacam pela maior disponibilidade de tempo, o que é ótimo para desconectar um pouco da rotina e relaxar.

Por isso, seja para férias de ano novo em Guarajuba ou para outros períodos do ano, fique ligado nos feriados prolongados e tenha uma excelente viagem!

Sobre carolperes

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *