Corretor de Imóveis Confiável: Como Não Ser Roubado

Tempo de leitura: 7 minutos

É importante saber quais são as características que se espera de um corretor para que você faça o melhor negócio possível

Comprar ou vender um imóvel é uma grande decisão. Para que tudo corra da melhor maneira possível, é ideal estar cercado de boas pessoas durante esse processo, e o corretor de imóveis se destaca entre elas.

De acordo com uma estimativa da Federação Nacional dos Corretores de Imóveis (Fenaci), o número de corretores de imóveis no Brasil era de 350 mil em 2017. Entre tantos profissionais, bate aquela dúvida: como escolher um corretor confiável?

Não se preocupe se você não souber como responder. Isso é normal, mas claro que é importante saber o que procurar nesses profissionais. Por isso, nós separamos todas as informações que você precisa saber para acertar em cheio na escolha!

O Que Faz um Corretor de Imóveis?

Corretor de Imóveis

O trabalho dos corretores de imóveis é intermediar as transações imobiliárias entre os compradores e os vendedores.

É possível comprar ou vender uma casa sem um corretor de imóveis, mas esse será um processo muito mais demorado, em que as partes podem não saber como resolver os detalhes burocráticos ou negociar as melhores condições para ambos.

A experiência e a competência profissional adquiridas pelos corretores fazem com que eles conheçam todo o processo de compra e venda de um imóvel e, então, ajudem tanto o comprador quanto o vendedor a fazerem o melhor negócio possível.

Para se tornar um corretor, é necessário fazer um curso técnico, chamado de Técnico em Transações Imobiliárias (TTI). Então, o profissional receberá o seu registro do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI).

O corretor de imóveis pode tanto trabalhar de forma autônoma quanto vinculado a uma imobiliária, o que varia de acordo com seu objetivo profissional e suas preferências pessoais.

Como Escolher Corretores de Imóveis de Confiança?

Como Escolher um Corretor

Se você deseja comprar ou vender uma casa ou apartamento, é fundamental contar com os serviços de um corretor, já que ele pode te ajudar a conseguir o melhor preço e as condições mais adequadas, além de oferecer as melhores opções do mercado.

Porém, por ser uma pessoa que terá acesso a vários de seus documentos, inclusive os de ordem financeira, é imprescindível escolher um profissional sério, confiável e respeitado para não ter surpresas desagradáveis no decorrer do processo.

Algumas das características mais importantes em um corretor de imóveis são as seguintes:

Registro no CRECI

O primeiro detalhe a ser observado na hora de escolher um profissional é se ele tem registro no CRECI ou não. Quem atua com corretagem sem ser inscrito no órgão comete o crime de exercício ilegal da profissão.

O caso é o mesmo de um médico que não possui CRM ou um engenheiro que não tem CREA, por exemplo. Os conselhos são responsáveis por garantir a qualidade dos profissionais, já que fiscalizam o seu trabalho.

Por isso, se você está em busca de imóveis no litoral Norte da Bahia ou em qualquer outra região, tenha certeza de que o corretor é devidamente registrado no CRECI. Assim, a chance de ter problemas diminui muito.

Vivência na Profissão

A parte burocrática é fundamental, mas boa parte da qualidade dos serviços de um corretor de imóveis passa por sua experiência e conhecimento da área. Assim, ele terá acesso a ótimos contatos e entenderá na prática como o mercado funciona.

Por isso, o mais recomendável é escolher corretores que já tenham muito tempo de experiência na profissão. Isso garante que eles sabem desempenhar suas funções e também os confere mais credibilidade.

Recebimento de Indicações

Comprar ou vender uma casa ou apartamento não é algo que se faça todos os dias. É por isso que muitas pessoas não conhecem um corretor de imóveis de confiança, já que nunca tiveram que passar por isso.

Caso um amigo ou parente que você confie bastante tenha precisado de um corretor e sido bem atendido, peça o contato desse profissional, já que você tem uma comprovação da qualidade do seu trabalho.

Comunicação Clara e Objetiva

O mercado imobiliário tem vários jargões que não fazem parte do nosso cotidiano. Ao procurar por casas para alugar em Guarajuba por temporada, por exemplo, pode ser que você se depare com termos como seguro-fiança, caução e contrato de gaveta, mas nem saiba do que se trata.

O corretor de imóveis convive diariamente com esses termos, mas você não. Logo, a comunicação entre vocês deve ser clara e eficiente, de modo que você entenda e sem que reste nenhuma dúvida no ar.

Por isso, preste atenção na forma como ele se comunica. Se ele quiser complicar demais, pode ser que algo esteja errado.

Formalização do Trabalho

Alguns corretores de imóveis trabalham para imobiliárias, enquanto outros são autônomos. Seja qual for o regime de trabalho do profissional escolhido, garanta mais credibilidade mediante a realização de um contrato.

Ao ter um documento que formaliza o serviço contratado, você e o corretor devem cumprir com todas as obrigações e respeitar o que está escrito ali, o que dá muito mais segurança à transação.

Região de Moradia

Muita gente não se atenta a isso na hora de contratar um corretor de imóveis, mas escolher um profissional que more na região em que se deseja comprar ou vender a casa ou apartamento pode fazer toda a diferença.

Por mais que a tecnologia tenha tornado possível descobrir informações sobre praticamente todas as regiões, só quem mora ali conhece, na prática, o que realmente acontece e como ela é. Logo, as avaliações serão muito mais assertivas.

Atenção aos Detalhes

A visita de um leigo e de um corretor de imóveis a uma casa ou apartamento são totalmente diferentes. Nós deixamos passar muitas informações que os corretores sabem de cor e salteado.

Eles devem analisar a planta da edificação, a iluminação natural, as condições estruturais do imóvel, o funcionamento dos sistemas elétricos e hidráulicos, as características da fachada, a infraestrutura da região e vários outros detalhes.

Tudo isso faz diferença na hora de averiguar o valor de um imóvel. É por isso que os serviços de um profissional são essenciais para uma transação imobiliária justa para ambas as partes.

Referências de Outras Pessoas

Além das indicações de conhecidos, é uma boa procurar saber sobre a fama que o corretor ou a imobiliária para a qual ele trabalha têm no mercado. Isso garante a imparcialidade e pode te ajudar a tomar uma boa decisão.

Hoje em dia, é possível encontrar informações sobre praticamente tudo que se quer saber na internet, seja no Google, no Facebook ou em outras redes sociais. Procure as opiniões de terceiros sobre a empresa ou o profissional e escolha um corretor de imóveis que tenha sido bem avaliado.

Escolha um Excelente Profissional!

Escolher um Corretor de Imóveis

Pode ser que você se sentisse no escuro e não soubesse o que procurar em um corretor, mas depois de todas essas dicas, essa será uma decisão muito mais fácil.

Se você procura por um imóvel no Paraíso dos Corais Guarajuba, na Aldeia de Jacuípe</a< ou em qualquer outra região da Bahia, tenha certeza de procurar por todas essas características para tomar a melhor decisão possível.

Pode ser que você demore um pouquinho para encontrar alguém que reúna todas essas características, mas quando conseguir, pode ter certeza que terá um corretor de imóveis que pode lhe acompanhar em suas transações imobiliárias pela vida toda!

Sobre carolperes

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *