Bebidas da Bahia, 07 Drinks Que Você só Encontra Aqui

Tempo de leitura: 5 minutos

Além de conhecer esse estado maravilhoso, você precisa experimentar as melhores bebidas típicas da região!

Quem viaja para o lindo estado baiano tem muita coisa para fazer, lugares para visitar e experiências para desfrutar. Além de tudo isso, ainda tem as deliciosas bebidas da Bahia, que agradam a todos os paladares.

A culinária da região é bem típica, assim como nós vimos nos restaurantes em Guarajuba, e é claro que não poderia ser diferente com os drinks, que também se aproveitam dos costumes da Bahia e refletem um pouco de sua personalidade.

Pode ter certeza que depois de conhecer essas bebidas maravilhosas, você terá ainda mais vontade de voltar logo para a Bahia, além de degustá-las seja onde for e refrescar as lembranças dessa viagem inesquecível!

Melhores Bebidas da Bahia Para Tomar na Viagem

Drinks da Bahia

Você pode escolher a que mais gostar ou experimentar cada uma delas, mas não se esqueça de beber com moderação!

1 – Capeta

Calma, não precisa ficar com medo do nome, mas é claro que a lista não poderia começar com outra opção! O capeta é um drink típico da cidade de Porto Seguro, mas que também se tornou um símbolo das bebidas da Bahia.

Antigamente, a mistura levava aguardente, guaraná, mel e limão, mas hoje em dia é possível encontrar algumas opções mais completas, com vodka, leite condensado, groselha, guaraná em pó, abacaxi, canela e gelo.

2 – Batida de Coco

Se você gosta de bebidas artesanais, então com certeza vai amar a batida de coco, que é feita de um jeito bem simples e apresenta um resultado sensacional.

A receita é simples: pegue um coco seco, tire toda a água e complete com cachaça ou vodka, de acordo com o que preferir. Então, feche o coco novamente com o auxílio de cera de vela e deixe em um lugar arejado e com sombra por um mês.

Tá certo que ela deve ser a mais demorada entre as bebidas da Bahia, mas a espera valerá muito a pena!

3 – Guaraná Axé

Existem vários mitos e verdades sobre viajar para o Nordeste, e se alguém te disser que a Bahia só tem bebidas alcoólicas, pode acreditar que é mito, já que o guaraná axé é uma bela prova disso.

Essa é uma das bebidas da Bahia que pode ser consumida por crianças e pessoas que não bebem, já que é feita de refrigerante de guaraná, leite condensado, limão, gelo e pó de guaraná. A combinação teve origem na cidade de Porto Seguro.

4 – Licor de Jenipapo

O jenipapo é uma fruta típica da Bahia que faz suas aparições em vários drinks. Um dos mais conhecidos é o seu licor, que pode ser preparado em casa mesmo, para curtir o delicioso sabor da Bahia.

Separe 500 mL de cachaça, pegue 5 jenipapos grandes e maduros, corte cada um em 4 partes e deixe curtir na cachaça por 30 dias. Depois, faça uma calda com 900 mL de água e 800 gramas de açúcar, em ponto grosso, e despeje na cachaça.

Por fim, mexa a mistura e coe com um pano limpo. Essa é uma das bebidas da Bahia que pode ser consumida pura (na temperatura natural ou gelada) ou mesmo em outros drinks à sua escolha.

5 – Cachaças Medicinais

Nós já conhecemos o poder que as ervas têm, já que esses eram os medicamentos usados pelos índios – e também por muitas de nossas avós e tias mais idosas. Algumas das mais conhecidas bebidas da Bahia são justamente as cachaças medicinais.

Embora levem esse nome, elas podem ser feitas com base de várias bebidas alcoólicas além da cachaça, como o vinho, por exemplo. Cada receita leva ervas, frutas e condimentos diferentes e, de acordo com quem conhece, o resultado é certo!

6 – Aluá

O aluá é uma das bebidas da Bahia que aproveita algo que geralmente é desperdiçado: a casca do abacaxi. A mistura fica super saborosa e, de quebra, é bem fácil de fazer.

Separe um abacaxi maduro, 1,5 litro de água, ½ xícara de açúcar mascavo, 2 cravos da Índia sem cabeça e ½ colher de gengibre ralado. Então, descasque o abacaxi e guarde as cascas bem grossas. A polpa não é usada na receita.

Por fim, misture as cascas do abacaxi com os outros ingredientes e deixe em um recipiente com tampa por 9 dias. Depois, é só degustar essa delícia!

7 – Suco de Cacau

Por fim, chegou uma das bebidas da Bahia que pode te enganar um pouquinho se você não conhecer. Nós sabemos que o chocolate é um derivado do cacau, mas o suco dessa fruta não tem nada a ver com o doce!

A receita é super simples: 200 gramas de cacau, 200 mL de água e algo para adoçar, que pode ser açúcar, mel ou adoçante. Esse é um dos sabores mais apreciados e queridos na Bahia.

O fruto do cacaueiro também pode ser usado para fazer sucos com leite e licores deliciosos.

Experimente Deliciosas Bebidas Baianas!

Bebidas Baianas

Conhecer as praias mais bonitas da Bahia é um programa e tanto para as suas férias, mas é claro que você pode aproveitar ainda melhor o seu tempo se tomar aquelas bebidas deliciosas, principalmente junto com algum prato típico.

Então, se você vai visitar Guarajuba ou estará pela região, prove as incríveis bebidas da Bahia e veja como a culinária típica não se resume apenas aos doces e salgados!

Sobre carolperes

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *