11 Curiosidades Sobre a Praia de Guarajuba que Você Precisa Conhecer

Tempo de leitura: 6 minutos

Essa é uma das praias mais frequentadas do litoral Norte da Bahia, e ela abriga muitas curiosidades que você nem imagina!

Curtir uma boa praia é uma das coisas mais gostosas da vida. Pegar um bronzeado, curtir o mar e descansar é delicioso e revigorante para o corpo e a alma, e a praia de Guarajuba pode te oferecer tudo isso e muito mais.

Existem vários motivos para você passar as férias na Bahia, mas Guarajuba ainda sai na frente na disputa com as outras praias, já que conta com atrativos, aventuras e características que não se encontram por aí.

Com certeza, conhecer essas curiosidades irá aguçar ainda mais o seu interesse em conhecer essa praia maravilhosa – e você poderá confirmar tudo quando estiver lá!

Curiosidades Maravilhosas Sobre a Praia de Guarajuba

Depois de conhecer as maravilhas da praia de Guarajuba, você irá se apaixonar por esse destino exuberante e paradisíaco!

1 – Guarajuba fica pertinho de Salvador

Essa praia já é frequentada por muitas pessoas, mas bastante gente ainda não a conhece e não sabe muito bem onde ela fica.

Se você está no segundo grupo, saiba que ela fica a apenas 42 km de distância de Salvador, a capital da Bahia, pela Linha Verde. Então, se você quiser dar uma escapadinha para a Capital da Alegria, não vai levar nem 40 minutos para chegar lá!

Só não se espante se você não quiser sair da praia de Guarajuba, já que ela é realmente fantástica!

2 – Ela é uma das mais frequentadas do Nordeste do Brasil

Praia do Jacuípe, Praia do Forte, Itacimirim, Costa do Sauípe… Existem muitos destinos no Nordeste do Brasil que você precisa conhecer, mas mesmo assim, Guarajuba desponta entre uma das praias mais frequentadas do norte da Bahia.

A tendência é de que o número de visitantes só aumente, já que quem ainda não conhece a praia fica encantado e quem já conhece confirma esse encantamento e quer voltar sempre que pode.

3 – O local era uma antiga vila de pescadores

Antigamente, Guarajuba era uma vila de pescadores, fato que ainda pode ser confirmado pelas pessoas que visitam o local, que abriga um cenário gracioso e repleto de natureza por todos os lados.

A Praia do Porto de Guarajuba é uma das que mais fazem jus a essa fama, já que o número de pescadores no local ainda é muito grande.

4 – A palavra “Guarajuba” tem origem no tupi-guarani

Assim como muitas palavras do nosso português, a praia de Guarajuba também tem o seu nome originado do tupi-guarani. O significado é garça dourada, que é uma ave muito presente no local.

Para manter a proteção dessas aves, existe a Área de Proteção Ambiental (APA) Lagoas da Guarajuba, que ajuda a preservar a existência desses animais super importantes – e característicos – para o local.

5 – A Praia de Guarajuba é perfeita para quem quer sossego…

Férias em Guarajuba

Sabe aquelas viagens que você só quer descansar e relaxar? Se você está louco por férias desse tipo, saiba que Guarajuba é um destino perfeito, já que a água é bem tranquila.

Como existem recifes ao redor da praia, então a maré é bem sossegada, perfeita para crianças e também para os adultos que querem ficar mais tranquilos.

6 – … Mas também para quem gosta de aventura

Kitesurf em Guarajuba

Se você quer uma viagem mais agitada e cheia de aventuras, a praia de Guarajuba também é ideal para o que você procura!

Quem avançar um pouco mais na orla de Guarajuba chega até a chamada Praia do Surf, onde as ondas são maravilhosas para surfar. Windsurf e pesca são outras atividades que podem ser praticadas nessa região.

7 – A fauna do local é super rica e diversificada

Além das garças douradas que nós vimos anteriormente, a região de Guarajuba também abriga outros animais incríveis, como caranguejos, ouriços-do-mar e pequenos peixes.

Você também pode encontrar outros animais enquanto passeia pela praia de Guarajuba, que certamente garantirão uma sensação incrível – além de ótimas fotos, é claro.

8 – Existem outras opções além da praia

Quem vai para uma praia quer nadar, se divertir na areia e descansar enquanto sente a brisa do mar, mas Guarajuba também reúne mais opções além da praia propriamente dita.

A infraestrutura do local conta com espaços para crianças e para idosos, quadras para a prática de esportes, ciclovia e calçadão para passear e se exercitar, ou seja, um conjunto completo e que pode agradar a todos.

9 – Opções de hospedagem para todos os gostos (e bolsos)

Um dos pontos mais importantes de qualquer viagem é a hospedagem. Mesmo que você só vá para o hotel, apartamento ou casa para dormir, é muito importante que o local atenda às suas necessidades.

A praia de Guarajuba conta com várias opções de hotéis, pousadas e condomínios residenciais, o que é ótimo para todos os orçamentos. Assim, todo mundo pode curtir esse lugar tão incrível!

10 – O Museu do Tamar fica bem pertinho

Projeto Tamar na Praia do Forte

O projeto Tamar é super conhecido por ajudar a preservar a biodiversidade de várias espécies de tartarugas marinhas no Brasil. Um dos museus fica bem pertinho da praia de Guarajuba, perfeito para passear com a família e os amigos.

O museu do Projeto Tamar na Praia do Forte fica a menos de 17 km de Guarajuba e é mais uma ótima opção de lazer próximo à região.

11 – Os quiosques são padronizados

Para fechar a lista, saiba que a praia de Guarajuba é muito, mas muito organizada. Além da areia branca e da água cristalina, você se surpreenderá ao ver como tudo é bem planejado, até mesmo os quiosques.

Todos eles são padronizados, para que seja mais fácil de entender e pedir o que você deseja. Assim, tanto os visitantes do Brasil quanto de outros lugares do mundo – que sempre aparecem por lá – têm ainda mais praticidade e conforto.

Conheça Guarajuba e Todas as Suas Curiosidades!

Fala sério, tem como resistir a essa praia maravilhosa com todos os atrativos e características que ela oferece?

Então, não perca mais tempo: chame a família e os amigos, faça as malas, garanta o seu apartamento para férias na Bahia e se delicie na praia de Guarajuba!

Sobre carolperes

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *